A IMPORTÂNCIA DO BOLETIM DE OCORRÊNCIA

  1. Tabla de contenido
  2. MAIS SEGURANÇA, MENOS BUROCRACIA
  3. PREVENIR É SEMPRE O MELHOR REMÉDIO
  4. CONFIRA A LISTA DE DELEGACIAS ELETRÔNICAS DE CADA REGIÃO DO BRASIL

Instrumento de ordem legal que noticia o crime em detalhes, tem suma importância para auxiliar as investigações das autoridades competentes.

Responsável por levar as autoridades policiais e judiciais a notícia do crime, o Boletim de Ocorrência é a ferramenta mais importante produzida pela Polícia Militar. É por meio dela que o processo judicial será investigado, pois é a partir das suas informações que o crime é notificado.

A precisão das informações contidas em um Boletim de Ocorrência são, em seguida dele como ferramenta, cruciais para o fechamento do processo judicial, em vista de que são coletadas e avaliadas ainda sob a tensão dos acontecimentos.

Esse documento formaliza a notitia criminis às autoridade competentes cedendo dados imprescindíveis como nome dos agentes, vestígios, vítimas, instrumentos e produtos de crime, documentação, placas, entre outros. Sua existência também pauta as ações e operações policiais, servindo como instrumento que guia as investigações.

Seu conceito mais literal é de um documento formal, que aborda ordenada e detalhadamente os fatos e ocorrências que demandam intervenção policial, sendo que essas se conceituam como sendo qualquer forma que afete a ordem pública, exigindo medidas policiais.

Como documento oficial, o Boletim de Ocorrência visa princípios expressos e reconhecidos da Administração Pública, como legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência, motivação, entre outros. Sendo assim, é necessário que sua redação seja extremamente minuciosa, sendo obrigatório a utilização norma culta da língua portuguesa, além de clareza, impessoalidade, coerência e objetividade. Em suma, deve se ater apenas aos fatos, e não às impressões da pessoa que o redige.

Diante dessas definições, conseguimos justificar quão importante é tomar essa ação quando ocorrem furto, roubo, ameaças, preconceitos, entre outros mais graves.

Registrar um boletim de ocorrência é assegurar-se de uma série de transtornos futuros, bem como colaborar para as investigações e segurança de uma determinada área, delatando suspeitos, evitando assim, que novos crimes aconteçam.

Em caso de furto ou roubo de celular, por exemplo, o Boletim de Ocorrência poderá auxiliar no rastreamento dos criminosos. Já em caso de ameaça, caso venha acontecer algo à pessoa, após o registro do Boletim, serão investigados e interrogados os autores ou supostos.

MAIS SEGURANÇA, MENOS BUROCRACIA

Graças à tecnologia e à internet, hoje, os cidadãos não precisam mais enfrentar filas e se deslocar até a delegacia mais próxima para registrar seu Boletim de Ocorrência. Através da Delegacia Eletrônica é possível registrar o B.O. de um computador ou até mesmo do celular, na hora em que for mais conveniente para a vítima.

Para realizar seu Boletim será necessário um endereço de e-mail, caso contrário não é possível conclui-lo.

Pelo site é possível fazer ocorrências sobre desaparecimento de pessoa; roubo/furto de veículo; ameaça; roubos em que não haja danos e/ou vítima de lesão corporal e morte; furto ou perda de documentos; furto ou perda de celular; furto ou perda de placa de veículo; encontro de pessoa desaparecida; injúria, calúnia ou difamação; e casos de acidente de trânsito sem vítima.

Muitas pessoas tem a impressão de que só porque é feito pela internet, o Boletim de Ocorrência tem menos valor. Isso é um equívoco, uma vez que as declarações são dadas como verdadeiras o declarante assume essa responsabilidade. Trata-se de um documento oficial, emitido pela Polícia Civil do Estado de São Paulo e também assinado por uma Autoridade Policial.

PREVENIR É SEMPRE O MELHOR REMÉDIO

A realidade é que ninguém quer sofrer um assalto ou ter a casa roubada. E contar com esse tipo de serviço seria melhor, se não fosse pela fatalidade e inconveniência passados nessas situações.

O Boletim de Ocorrência é uma ferramenta de utilização policial de extrema importância nesses casos. Mas há ainda maneiras que podem auxiliar não só na investigação, como na captura dos bens roubado ou furtados e dos envolvidos. A contratação de um serviço de monitoramento, seja residência, escritório ou estabelecimentos comerciais é uma delas.

Além de redução de riscos, segurança extra e agilidade em realizar um chamado de emergência, imóveis que possuem sistema de monitoramento tem redução de até 94% nos furtos e roubos.

Por meio de equipamentos modernos e uma central preparada 24 horas por dia, o sistema de monitoramento ainda salva as gravações, ajudando a polícia na identificação dos suspeitos, a avaliar hora e data precisos, entre outros detalhes. Outro benefício é na possibilidade de identificar as pessoas antes de abrir as portas, evitando a incidência de invasões e assaltos.

Mas, no final das contas mesmo, a tranquilidade é o principal benefício da contratação de um sistema de monitoramento. Não há dinheiro que pague a segurança da sua propriedade, dos seus bens e da sua família. Como diria o ditado, é melhor prevenir, do que remediar.

Post Relacionados

Fale com a gente

Te ajudamos com suas dúvidas técnicas e administrativas..

ADT Alarmas para casa