Dicas de Segurança

DICAS PARA SEGURANÇA DE IDOSOS DENTRO DE CASA

  1. Tabla de contenido
  2. 1. TAPETES ANTIDERRAPANTES
  3. 2. BARRAS DE APOIO
  4. 3. ACESSIBILIDADE
  5. 4. BOX
  6. 5. ESCADAS
  7. 6. MÓVEIS
  8. 7. COLCHÃO E CAMA
  9. 8. SEGURANÇA ELETRÔNICA

A terceira idade é marcada por mudanças no corpo e no cérebro do idoso. Os reflexos e a força dos ossos já não são como antes e, portanto, perder o equilíbrio ao andar ou levantar da cama, por exemplo, torna-se um problema constante. Por esses motivos, o risco de acidentes domésticos é grande e precisa ser levado em consideração.

Segundo a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, pelo menos uma vez por ano, um em cada quatro idosos sofre quedas dentro de casa. Em 34% desses casos, há algum tipo de fratura. E, por ser mais lenta, a recuperação requer maiores cuidados. Para evitar situações do tipo, pequenos hábitos podem ser adotados na rotina dos idosos. A ADT, maior empresa de monitoramento de alarme no Brasil, ressalta algumas medidas que devem ser tomadas no ambiente doméstico para auxiliar na segurança do idoso dentro de casa. Confira.

1. TAPETES ANTIDERRAPANTES

Com a idade mais avançada, o idoso sente dificuldades durante a caminhada, facilitando tropeços e escorregões. A presença de tapetes soltos torna-se uma armadilha. Opte por tapetes e carpetes antiderrapantes por toda a casa, principalmente em áreas que ficam molhadas com frequência, como banheiro, lavanderia e cozinha.

2. BARRAS DE APOIO

Para ajudar na locomoção do idoso, coloque barras de apoio em pontos estratégicos, como corredores, banheiros e quartos. As barras ajudam a manter o equilíbrio e evitam acidentes ao longo das atividades diárias.

3. ACESSIBILIDADE

Adapte os móveis para que o idoso tenha acesso fácil a eles, sem perigo de cair e se machucar. Atente-se, também, para a altura dos móveis, como o vaso sanitário, mesas, cadeiras, interruptores, armários, entre outros. Coloque um abajur próximo de sua cama para que ele não precise levantar para acender a lâmpada do quarto.

4. BOX 

O box de vidro no banheiro pode representar uma ameaça em uma queda durante o banho. Dê preferência a um box de plástico ou de outro material que evite cortes em caso de acidente.

5. ESCADAS

Se a casa tiver escadas, instale corrimãos dos dois lados da parede e coloque uma fita adesiva colorida e antiderrapante nos degraus. Outra medida relevante é centralizar a rotina doméstica do idoso em um único andar (refeições, banheiro, lazer) e, em alguns casos, a mudança do dormitório do idoso para o térreo pode evitar acidentes.

6. MÓVEIS

Evite móveis em locais de passagem como mesas de centro, cômodas e estantes, já que uma pessoa pode esbarrar ou tropeçar nos mesmos. Quanto mais vazio o ambiente, menor a chance de queda.

7. COLCHÃO E CAMA

A altura da cama deve estar de acordo com a altura do idoso. Se não for viável comprar uma nova, é necessário fazer adaptações, como diminuir ou aumentar os pés da cama. Já os colchões precisam ter densidade adequada ao peso e ao tamanho do idoso para que, dessa forma, não afetem na postura e não dificultem na mobilidade.

8. SEGURANÇA ELETRÔNICA

É possível, também, contar com a ajuda da tecnologia avançada para garantir a segurança do idoso no lar. É recomendável instalar um sistema de monitoramento de alarme 24h por dia. A Central de Monitoramento recebe sinais e está sempre à disposição nas situações de emergência, basta apertar botões de acordo com a ocorrência: perigo, emergência médica ou incêndio. Além disso, é possível checar o que está acontecendo em casa, sem depender de outras pessoas, utilizando as câmeras com acesso pelo smartphone ou computador.

Post Relacionados

  • Dicas de segurança nas férias: proteja sua casa e sua família durante o descanso escolar

    Confira as dicas de segurança nas férias que a ADT preparou para você manter sua família segura e os pequenos aproveitarem mais. Saiba mais no blog da ADT.

    Ver mais
  • Alarme para lojas

    A instalação de um alarme para loja é essencial para proteger o estabelecimento contra assaltos, invasões e furtos, uma vez que ele permite a detecção de pessoas no local. Por isso, os empresários apostam nessa ferramenta a fim de ter mais segurança nos negócios e oferecer mais tranquilidade aos clientes.

    Ver mais
  • Dicas de Segurança

    Dicas de segurança para quem mora sozinho

    Seja por necessidade ou pela busca por independência, cada vez mais jovens e adultos procuram ter seu próprio canto e passam a morar sozinhos. Por essa razão, riscos com ações de criminosos aumentam, exigindo cuidados redobrados no dia a dia.

    Ver mais
  • Dicas de Segurança

    Dicas de segurança para pets que ficam sozinhos

    O monitoramento dos pets pelo smartphone, por meio de câmeras do alarme monitorado instalado na residência, é uma solução prática e sem custo adicional.

    Ver mais
  • Proteção contra roubo e furto

    Entenda como trazer mais proteção contra roubo e furto para o seu negócio, com dicas práticas.

    Ver mais
  • QUAL A DIFERENÇA ENTRE ALARME MONITORADO E NÃO MONITORADO

    Quem deseja instalar um sistema de alarme fica na dúvida se deve ou não contratar uma empresa especializada para fazer a instalação e o monitoramento. Conheça as principais diferenças entre o alarme monitorado e o alarme não monitorado.

    Ver mais

Fale com a gente

Te ajudamos com suas dúvidas técnicas e administrativas..

ADT Alarmas para casa