O QUE FAZER EM CASO DE FURTO, EXTRAVIO OU PERDA DE DOCUMENTOS PESSOAIS

  1. Tabla de contenido
  2. COMO SE PREVINIR
  3. 1. DOCUMENTOS
  4. 2. ESTRANHOS
  5. 3. TELEFONE
  6. 4. NÚMEROS E SENHAS
  7. O QUE FAZER AO PERCEBER QUE O DOCUMENTO SUMIU OU FOI EXTRAVIADO?
  8. 1. BOLETIM DE OCORRÊNCIA
  9. 2. COMUNICAR AOS ÓRGÃOS DE PROTEÇÃO AO CRÉDITO
  10. 3. BLOQUEAR CARTÕES E TALÕES DE CHEQUE
  11. 4. PASSAPORTE
  12. 5. 2ª VIA

Seja por descuido, roubo ou furto, perder documentos é uma situação muito comum no dia a dia dos brasileiros.

Segundo indicador da Serasa Experian, basta perder a carteira de identidade ou o CPF para dobrar a probabilidade de tornar-se vítima de golpes e extravios. A maioria das pessoas não sabe o que fazer ao enfrentar esse tipo de situação e, como consequência, demora para tomar alguma atitude.

A ADT, maior empresa de monitoramento de alarme no Brasil, elaborou uma série de dicas sobre como impedir que esse problema aconteça, além de orientar para as principais providências a serem tomadas para evitar que o documento seja usado por criminosos. Confira.

Como se prevenir?

COMO SE PREVINIR

1. DOCUMENTOS 

Cheque se é realmente necessário andar com todos os documentos na carteira. A recomendação é carregar apenas um documento de identificação com foto e deixar os demais em casa.

2. ESTRANHOS

Nunca deixe seus documentos em mãos de pessoas estranhas, pois elas podem clonar os dados.

3. TELEFONE 

Evite passar seus dados por telefone. Muitos criminosos fingem ser de determinada empresa e ligam para as vítimas para confirmar números de documentos. Desconfie.

4. NÚMEROS E SENHAS

Memorize os números de seus documentos e as senhas de seus cartões, nunca deixe-os anotados em algum lugar.

O QUE FAZER AO PERCEBER QUE O DOCUMENTO SUMIU OU FOI EXTRAVIADO?

1. BOLETIM DE OCORRÊNCIA

A primeira atitude a ser tomada ao ser vítima de extravio ou perder documentos pessoais (RG, CPF, Título de Eleitor, Passaporte, cartão de cheques, cartões de crédito etc) é ir à Delegacia de Polícia mais próxima e registrar um boletim de ocorrência. Em alguns estados, como São Paulo, é possível registrar a ação pela internet por meio da Delegacia Eletrônica.

2. COMUNICAR AOS ÓRGÃOS DE PROTEÇÃO AO CRÉDITO 

Após cadastrar o alerta no sistema de crédito, o cidadão será informado que está diante de uma fraude caso algum criminoso tente fazer uma operação. Para comunicar o bloqueio de documentos, basta acessar os sites dos órgãos Serasa, SPCe SCPC.

3. BLOQUEAR CARTÕES E TALÕES DE CHEQUE

Entre em contato com o atendimento de seu banco ou vá pessoalmente e solicite o bloqueio dos cartões de crédito e talões de cheque.

4. PASSAPORTE

No caso de furto, roubo ou extravio de passaporte, além de todos os procedimentos usuais, é obrigatório o comparecimento a um posto da Polícia Federal para comunicar a ocorrência;

5. 2ª VIA

Após realizar os procedimentos anteriores, é necessário solicitar uma segunda via do documento pessoal. O local varia de acordo com o documento, mas o serviço também é oferecido por unidades do PoupatempoTambém é importante ficar atento ao fazer compras online, pois é uma ótima oportunidade para golpistas clonarem cartões e roubarem informações pessoais.

Post Relacionados

Fale com a gente

Te ajudamos com suas dúvidas técnicas e administrativas..

ADT Alarmas para casa