Segurança doméstica infantil

Você sabia que, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, acidentes domésticos são a principal causa de morte de crianças no Brasil? Sabendo desta realidade, é comum que você, como pai ou mãe, se pergunte se está fazendo o suficiente para manter a segurança doméstica infantil.

Segundo dados preliminares do Ministério da Saúde, em 2023, houve 8,6 mil mortes no Brasil, o que corresponde a uma média de 23 óbitos por dia. As causas mais comuns são quedas, engasgos e afogamentos. Acompanhe este artigo para saber como garantir a segurança das crianças

Principais riscos domésticos para crianças

Você deve estar se perguntando como, em um ambiente que deveria ser o mais seguro possível, podem ocorrer tantos acidentes. São diversos os riscos aos que as crianças estão expostas diariamente e que podem diminuir a segurança doméstica infantil, como: 

  • quedas: crianças correm o tempo todo e podem acabar escorregando no chão molhado, caindo na escada e até do alto de camas;
  • queimaduras: a proximidade com o fogão, a curiosidade em relação ao ferro de passar e até o contato com água quente podem ser uma armadilha;
  • afogamento: entre um dos principais locais de risco está a área da piscina, mas também podem ocorrer afogamentos em banheiras;
  • choques: o contato com tomadas descobertas e cabos elétricos expostos também são preocupações constantes;
  • intoxicações: não apenas podem ocorrer com alimentos contaminados, mas também com produtos de limpeza, medicamentos e até plantas;
  • acidentes com objetos cortantes: facas, tesouras e outros objetos cortantes sempre devem ser mantidos longe do alcance de crianças;
  • mal-estar e acidentes súbitos: doenças repentinas ou acidentes inesperados também entram na lista;
  • maus-tratos de cuidadores: a violência doméstica pode ocorrer com qualquer criança, vindo de quem menos esperamos.

A importância da supervisão

Afinal, existe uma maneira de isso não ocorrer? Mesmo que você esteja por perto todo o tempo, mesmo assim, acidentes podem acontecer em qualquer momento de distração. 

Eles podem ocorrer quando você precisa se ausentar por algum período ou quando deixa a criança aos cuidados de alguém, seja um familiar ou uma babá que pensa ser de confiança. Nesses momentos, é comum se culpar por não ter feito o suficiente.

Nesse contexto, além da supervisão constante, a tecnologia pode ser sua aliada na segurança doméstica infantil. Câmeras, alarmes e um verdadeiro sistema de proteção capaz de monitorar sua casa em tempo real, alertando quanto a possíveis riscos, te ajudarão a proteger quem você mais ama. 

O papel dos sistemas de segurança na proteção infantil

Você acha que um sistema de segurança residencial apenas protege sua casa contra invasões? Hoje, com a alta tecnologia, eles podem ser configurados para manter seus pequenos longe do perigo, mesmo quando você estiver longe.

A ADT separou algumas soluções que podem transformar sua casa em um ambiente verdadeiramente seguro para as crianças. E o melhor é que você pode adquirir qualquer plano, como o Smart Controle:

Câmeras de segurança com áudio bidirecional

Com uma câmera com áudio bidirecional, você não apenas vê o que está acontecendo, mas também se comunica em tempo real, seja com a criança ou com o cuidador. Também é possível instalar nas entradas, para quando houver alguma visita inesperada e você não estiver presente.

Sensores de movimento, portas e janelas

Já pensou em ter controle de movimento em todas as áreas que precisam de mais segurança, como o de portas e janelas, por exemplo, para garantir que a criança não vá para fora ou em áreas externas e assegurar que não haverá nenhum invasor?

Alarmes residenciais

Contar com alarmes é parte crucial da segurança, pois você protege sua casa de acessos que não permitiu, como um intruso, e pode ser notificado no mesmo momento. 

Botões de pânico

Em uma emergência, é possível acionar o botão de pânico pelo seu celular, que enviará um alerta imediato para a central. Mediante qualquer acidente, isso garantirá uma ação rápida em emergências, além da segurança doméstica infantil.

A ADT possui o serviço de suporte digital, oferecendo ao cliente, entre eles, 5 licenças de controle parental com auxílio da bitdefender. Com ele, é possível instalar o app de suporte de rede no celular dos filhos e controlar a segurança através do sistema.

A importância da integração entre essas diferentes tecnologias

Quando integrados, esses equipamentos de segurança residencial permitem que, em caso de emergência, você consiga agir rapidamente. Câmeras, sensores, alarmes e botões de pânico inteligentes podem ser o diferencial nesse momento.

Quando essas tecnologias trabalham juntas, todo o sistema de segurança pode ser mais eficaz, já que elas são capazes de identificar riscos e alguma situação grave com monitoramento em tempo real, e alertá-lo no mesmo instante.

Por exemplo, com um sistema integrado de segurança, se um sensor de movimento detectar atividade perto da piscina ou da cozinha, a câmera mais próxima pode ser acionada para transmitir imagens ao vivo, enquanto uma notificação é enviada ao seu smartphone. 

Com isso, você aumenta a proteção das crianças, já que essa integração permite uma melhor supervisão, capaz de te ajudar a monitorar a casa pelo celular, com acesso a cada canto da casa, atuando quando você não estiver.

Proteção sempre ao alcance com a ADT

A ADT tem as ferramentas certas para você garantir um ambiente mais seguro e prevenir os acidentes mais comuns, sendo pioneira em soluções de monitoramento de residências e empresas, para você equipar sua casa com as melhores tecnologias, como o ADT Smart Vídeo.

E se quiser saber mais sobre segurança doméstica infantil, monitoramento de idosos, proteção dos pets e muito mais, visite outras matérias do nosso blog. Aqui, você fica informado de todas as nossas soluções, e acompanha dicas e conteúdos sobre proteção do seu lar.

Post Relacionados

Fale com a gente

Te ajudamos com suas dúvidas técnicas e administrativas..

ADT Alarmas para casa