14 October 2024
3 minutos
Segurança doméstica infantil
Você sabia que, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, acidentes domésticos são a principal causa de morte de crianças no Brasil? Sabendo desta realidade, é comum que você, como pai ou mãe, se pergunte se está fazendo o suficiente para manter a segurança doméstica infantil.
Segundo dados preliminares do Ministério da Saúde, em 2023, houve 8,6 mil mortes no Brasil, o que corresponde a uma média de 23 óbitos por dia. As causas mais comuns são quedas, engasgos e afogamentos. Acompanhe este artigo para saber como garantir a segurança das crianças.
Principais riscos domésticos para crianças
Você deve estar se perguntando como, em um ambiente que deveria ser o mais seguro possível, podem ocorrer tantos acidentes. São diversos os riscos aos que as crianças estão expostas diariamente e que podem diminuir a segurança doméstica infantil, como:
- quedas: crianças correm o tempo todo e podem acabar escorregando no chão molhado, caindo na escada e até do alto de camas;
- queimaduras: a proximidade com o fogão, a curiosidade em relação ao ferro de passar e até o contato com água quente podem ser uma armadilha;
- afogamento: entre um dos principais locais de risco está a área da piscina, mas também podem ocorrer afogamentos em banheiras;
- choques: o contato com tomadas descobertas e cabos elétricos expostos também são preocupações constantes;
- intoxicações: não apenas podem ocorrer com alimentos contaminados, mas também com produtos de limpeza, medicamentos e até plantas;
- acidentes com objetos cortantes: facas, tesouras e outros objetos cortantes sempre devem ser mantidos longe do alcance de crianças;
- mal-estar e acidentes súbitos: doenças repentinas ou acidentes inesperados também entram na lista;
- maus-tratos de cuidadores: a violência doméstica pode ocorrer com qualquer criança, vindo de quem menos esperamos.
A importância da supervisão
Afinal, existe uma maneira de isso não ocorrer? Mesmo que você esteja por perto todo o tempo, mesmo assim, acidentes podem acontecer em qualquer momento de distração.
Eles podem ocorrer quando você precisa se ausentar por algum período ou quando deixa a criança aos cuidados de alguém, seja um familiar ou uma babá que pensa ser de confiança. Nesses momentos, é comum se culpar por não ter feito o suficiente.
Nesse contexto, além da supervisão constante, a tecnologia pode ser sua aliada na segurança doméstica infantil. Câmeras, alarmes e um verdadeiro sistema de proteção capaz de monitorar sua casa em tempo real, alertando quanto a possíveis riscos, te ajudarão a proteger quem você mais ama.
O papel dos sistemas de segurança na proteção infantil
Você acha que um sistema de segurança residencial apenas protege sua casa contra invasões? Hoje, com a alta tecnologia, eles podem ser configurados para manter seus pequenos longe do perigo, mesmo quando você estiver longe.
A ADT separou algumas soluções que podem transformar sua casa em um ambiente verdadeiramente seguro para as crianças. E o melhor é que você pode adquirir qualquer plano, como o Smart Controle:
Câmeras de segurança com áudio bidirecional
Com uma câmera com áudio bidirecional, você não apenas vê o que está acontecendo, mas também se comunica em tempo real, seja com a criança ou com o cuidador. Também é possível instalar nas entradas, para quando houver alguma visita inesperada e você não estiver presente.
Sensores de movimento, portas e janelas
Já pensou em ter controle de movimento em todas as áreas que precisam de mais segurança, como o de portas e janelas, por exemplo, para garantir que a criança não vá para fora ou em áreas externas e assegurar que não haverá nenhum invasor?
Alarmes residenciais
Contar com alarmes é parte crucial da segurança, pois você protege sua casa de acessos que não permitiu, como um intruso, e pode ser notificado no mesmo momento.
Botões de pânico
Em uma emergência, é possível acionar o botão de pânico pelo seu celular, que enviará um alerta imediato para a central. Mediante qualquer acidente, isso garantirá uma ação rápida em emergências, além da segurança doméstica infantil.
A ADT possui o serviço de suporte digital, oferecendo ao cliente, entre eles, 5 licenças de controle parental com auxílio da bitdefender. Com ele, é possível instalar o app de suporte de rede no celular dos filhos e controlar a segurança através do sistema.
A importância da integração entre essas diferentes tecnologias
Quando integrados, esses equipamentos de segurança residencial permitem que, em caso de emergência, você consiga agir rapidamente. Câmeras, sensores, alarmes e botões de pânico inteligentes podem ser o diferencial nesse momento.
Quando essas tecnologias trabalham juntas, todo o sistema de segurança pode ser mais eficaz, já que elas são capazes de identificar riscos e alguma situação grave com monitoramento em tempo real, e alertá-lo no mesmo instante.
Por exemplo, com um sistema integrado de segurança, se um sensor de movimento detectar atividade perto da piscina ou da cozinha, a câmera mais próxima pode ser acionada para transmitir imagens ao vivo, enquanto uma notificação é enviada ao seu smartphone.
Com isso, você aumenta a proteção das crianças, já que essa integração permite uma melhor supervisão, capaz de te ajudar a monitorar a casa pelo celular, com acesso a cada canto da casa, atuando quando você não estiver.
Proteção sempre ao alcance com a ADT
A ADT tem as ferramentas certas para você garantir um ambiente mais seguro e prevenir os acidentes mais comuns, sendo pioneira em soluções de monitoramento de residências e empresas, para você equipar sua casa com as melhores tecnologias, como o ADT Smart Vídeo.
E se quiser saber mais sobre segurança doméstica infantil, monitoramento de idosos, proteção dos pets e muito mais, visite outras matérias do nosso blog. Aqui, você fica informado de todas as nossas soluções, e acompanha dicas e conteúdos sobre proteção do seu lar.
Post Relacionados
-
Dicas de Segurança
12 September 2021
5 minutos
10 dicas de segurança para o período de férias com as crianças em casa
ADT listou algumas dicas para garantir as férias em casa com cuidado e tranquilidade.
Ver mais -
Dicas de Segurança
05 May 2017
8 DICAS PARA USAR O WI-FI PÚBLICO COM SEGURANÇA
É muito comum encontrar redes sem fio para conexão gratuita à internet em shoppings, restaurantes, aeroportos, praças e outros estabelecimentos. O uso inocente por parte dos usuários, entretanto, pode acabar mal. É por meio dessas redes sem senha que crackers roubam informações pessoais, como dados bancários e fotos armazenadas no smartphone ou em serviços na nuvem.
Ver mais -
06 July 2017
TRANSPORTE COLETIVO: DICAS DE SEGURANÇA PARA USUÁRIOS
Diariamente, milhares de pessoas usam o sistema de transporte público para se locomover de suas casas para o trabalho, escola, faculdade etc. No entanto, com a pressa do cotidiano, é comum que os usuários fiquem distraídos, tornando-se vulneráveis e alvos fáceis para bandidos.
Ver mais -
Dicas de Segurança
24 April 2017
8 DICAS DE SEGURANÇA PARA EVITAR QUE SEU PET SEJA ROUBADO
Segundo dados do IBGE, os lares brasileiros contam com 74 milhões de animais de estimação, sendo 52 milhões de cães e 22 milhões de gatos.
Ver mais -
11 October 2024
3 minutos
Segurança nas férias
Saiba como garantir a segurança nas férias com alguns passos simples e invista nas melhores soluçõe para o seu lar. Saiba mais aqui no blog da ADT.
Ver mais -
22 January 2018
SOLUÇÃO DE SEGURANÇA PERMITE INTERAÇÃO EM TEMPO REAL COM AMBIENTE MONITORADO
Desenvolvido pela ADT, Smart Security avisa se houver invasão, notifica se alguém entrar em um ambiente, grava os momentos mais importantes e permite criar rotinas automáticas.
Ver mais
Fale com a gente
Te ajudamos com suas dúvidas técnicas e administrativas..