Tipos de alarme

Os alarmes proporcionam e melhoram a segurança do seu lar ou negócio. Mas como decidir entre as diferentes opções no mercado? Conheça aqui os diferentes tipos de alarme e como cada um funciona. Boa leitura!

O que é um sistema de alarme?

Composto por sensores, sirenes e até mesmo câmeras, um sistema de alarmes é fundamental para garantir sua segurança em situações de emergência, como a presença de invasores.

Quando acionado, ele envia um sinal para a central, que dispara o som do alarme e envia um alerta para a empresa de monitoramento, que emite um aviso aos responsáveis pelo imóvel e, se necessário, à polícia.

Tipos de alarme: qual o mais indicado para você?

A variedade de tipos de alarme é enorme, e cada um deles tem características e funcionalidades específicas. Para escolher o mais adequado, conheça os principais:

Alarme com sensor infravermelho

Este alarme é disparado por meio do calor corporal. É comum em ambientes internos de casas ou apartamentos e tem uma grande sensibilidade, graças ao seu sensor de infravermelho.

Alarme com sensor de movimento

alarme com sensor de movimento também detecta a presença de pessoas por meio de raios infravermelhos. Ele é ideal para áreas externas e internas, tanto para residências quanto para negócios.

Alarme com sensor de incêndio

alarme de incêndio é capaz de ser acionado quando há fumaça ou calor excessivo, disparando quando há esse sinal. É indicado para garantir a segurança de todos em caso de emergência com fogo.

Alarme pet

Especialmente desenvolvido para locais com cachorros, gatos ou outras espécies de animais, o alarme pet conta com sensores que conseguem diferenciar a presença de pessoas da de animais, evitando falsos alarmes de movimento.

Alarme monitorado

No alarme monitorado, uma empresa especializada monitora o sistema 24 horas por dia, 7 dias por semana. Em caso de invasão, ela entra em contato com a polícia ou com os responsáveis pelo local.

Alarme não monitorado

alarme não monitorado é diferente do alarme monitorado, porque o primeiro é acionado apenas localmente, por meio de uma sirene. É uma opção mais econômica, que diminui atividades suspeitas, mas é muito menos seguro que o monitorado.

Isso porque, caso alguém esteja em perigo no local não monitorado, não haverá uma equipe a postos para tomar as providências.

Alarme com vídeo

Além de detectar intrusões, o alarme com vídeo permite visualizar as imagens do local em tempo real por meio de câmeras. É ideal para quem busca maior controle e acompanhamento.

Como escolher o alarme ideal?

Depois de conhecer os diferentes tipos de alarme, você deve estar se perguntando como escolher o modelo ideal. A escolha depende de diversos fatores, como:

Tamanho do ambiente

Se você mora em um local pequeno, um kit básico pode dar conta do recado. Ele conta com sensores de portas e janelas, além de um sensor de movimento no principal ponto de acesso.

Caso você resida em uma casa maior ou com área externa, precisará de um kit mais completo, com sensores em todas portas e janelas, além de sensores de movimento em diferentes ambientes, como nas garagens e nos corredores.

Orçamento

Leve em conta seu orçamento na hora de escolher entre os diferentes tipos de alarme. Pesquise e compare diferentes modelos e considere custos de equipamento, instalação e mensalidade. 

Nível de segurança desejado

Se deseja máxima segurança, recomenda-se um alarme monitorado com câmeras, que conta com suporte 24 horas por dia e disponibiliza imagens em tempo real, que você pode acompanhar até pelo celular. Agora, se deseja uma opção mais econômica, pode contar com os alarmes sem câmera. 

Presença de animais de estimação

Além de evitar falsos alarmes, os alarmes pet podem te ajudar a criar zonas de exclusão, para o sensor não ser acionado. Isso também garante a segurança do seu pet, já que você pode monitorá-lo.

Outros tipos de alarmes e considerações importantes

Existem alguns outros tipos de alarme que podem te dar mais segurança no dia a dia, evitando o disparo sem necessidade, com uma falsa percepção de movimento. Alguns deles são:

  • alarme com sensor de quebra de vidro: este modelo avisa quando um dos vidros é quebrado;
  • alarme com sensor de abertura de porta: este alarme avisa quando há uma abertura de porta ou janela;
  • alarme com botão de pânico: este alarme pode ser acionado manualmente em caso de emergência.

Conte com um profissional qualificado para instalar o seu sistema de alarme. Você também deve estar atento à manutenção, para garantir que o equipamento continue funcionando.

Quer proteger o que é mais importante para você com a segurança da ADT?

A ADT oferece as soluções ideais de segurança para sua casa ou sua empresa. Além de alarmes, você encontra tudo que precisa para proteger qualquer ambiente. E pode contar com câmeras de última tecnologia para seus ambientes, além de sensores de lâmpada e muito mais. Para conhecer os produtos oferecidos, acesse outras matérias do blog e fique por dentro das novidades!

Post Relacionados

Fale com a gente

Te ajudamos com suas dúvidas técnicas e administrativas..

ADT Alarmas para casa